A não-violência

O primeiro passo para compreender o universo do Yoga é o preceito ético e moral de ahimsā, a não-violência. Este é o primeiro Yama trazido por Patañjali nos Yoga Sūtras, a obra fundamental do Rāja Yoga (Yoga Real) ou Yoga Clássico.

Ahimsā nos convida a uma autorreflexão para observarmos quais são as nuances de agressividade e violência que existem em nós, que muitas vezes reproduzimos em nossas relações, de variadas maneiras (pensamentos, emoções, palavras, atitudes).

A não-violência não se limita apenas a não agredir, não ferir, não matar, não ofender e não fazer o mal, mas aponta também para o cumprimento da não-violência de forma ativa. Isso quer dizer: não basta não violentar, para além disso, é necessário praticar o bem, a benevolência universal. Nessa concepção, ahimsā significa adotar uma atitude benigna, de respeito e amor incondicional com todas as formas de vida.

A não-violência pressupõe a existência da paz, em todos os âmbitos do Ser. Quando percebemos ahimsā neste sentido amplo (a Paz em nós), compreendemos que este não é um preceito simplesmente moralista, mas sim um chamado para nos libertar, ou seja, (re)conhecermos de forma prática nossa essência: a unidade, a paz, a bondade, o amor e a plenitude que todos sempre fomos e somos, ao mesmo tempo, o mesmo Um.

Ahimsā contribui em nos libertar de nossa própria ignorância, que teima em colocar nossa atenção apenas naquilo que nos separa (o ego), e nos ajuda a perceber aquilo que nos une e que é a única Realidade: a Vida única em nós (Brahman ou Atman). A partir dessa percepção maior, não há como eu querer violentar o próximo, já que o próximo também sou Eu. Tudo o que existe é o mesmo Eu.

De forma mais profunda, ahimsā está relacionada com a famosa frase presente em diversas tradições filosóficas e religiosas de diferentes civilizações: “Não faça aos outros o que não gostaria que lhe fizessem, faça-lhes apenas o que quer para si mesmo.” Portanto, ahimsā é a verdadeira comunhão entre todos os seres. ahimsā é aquilo que já somos em essência: a Paz.

Isso é Yoga. ?

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!